Wednesday, August 10, 2011

Risoto de alho-poró com cenoura e Fraldinha ao curry com vinho tinto

 

   É como eu sempre digo aos amigos: "a simplicidade de alguns pratos é inversamente proporcional ao seu sabor ". Ou seja, pratos simples podem ser bem saborosos sem necessariamente serem requintados ou mesmo dispendiosos.
Um exemplo prático, foi o almoço de hoje, no qual usamos alguns ingredientes que normalmente temos em casa e uma carne que nem todos gostam - por preconceito talvez - mas que tem um sabor diferenciado e que pode se tornar um ingrediente tão nobre como outras carnes. 
   A fraldinha é uma carne que tem pouco tempo que apareceu na mesa do brasileiro. Desde então ela vem ocupando seu espaço, normaçlmente na grelha das churrasqueiras, mas também pode ser usada no dia a dia sem problemas.
   É uma carne de segunda, composta pela parede do estômago do animal, com fibras longas, nervos e gordura. Para que a carne fique macia o corte tem que ser feito transversal ao sentido da fibra. Esse já é um bom começo para uma carne bem macia.
   O ponto de cozimento também é muito importante e no caso dessa carne, é muuuuiiiiitooooo mesmo. O ponto ideal da fraldinha não é nem mal passada nem bem passada é ao ponto. Mas esse ao ponto será quando a carne estiver com uma cor rosada por dentro. Uma dica é comprar a fraldinha sem a gordura que a acompanha. Por isso, peça ao açougueiro para tirar a gordura. Ela pode atrapalhar no cozimento.
   A receita do prato de hoje foi bem simples. O risoto voce pode conferir na receita que publicamos aqui em junho (Osso Buco à Italiana e Risoto à Milaneza), a fraldinha porém, vamos trazer uma maneira bem fácil de fazer e que tenho a certeza de que voces gostarão ainda mais e aqueles que não gostam, passarão a apreciá-la.

Ingredientes:

1 fraldinha inteira (cerca de 1,5 kg)
3 cebolas médias cortadas em pétalas
1 colher de sopa de alho desidratado
250ml de vinho tinto seco
100ml de água
1 colher de chá de curry
2 a 3 colheres de azeite extra-virgem
sal a gosto

Modo de fazer:

Em uma panela de pressão refogue a cebola e o alho no azeite. Coloque a carne e deixe dar uma cozida rápida, misturando-a com os demais ingredientes.
Tempre-a com o sal e o curry. Mexa mais uma vez. Coloque o vinho e a água. Tampe a panela e deixe na pressão, em fogo médio, por aproximadamente 40 minutos. Após esse período, verifique se a carne está macia. Se precisar coloque um pouco mais de vinho e deixe cozinhando por mais 10 minutos.
Sirva com o risoto ou então um purê de mandioquinha...mas isso é outra receita!
Bom apetite!

No comments:

Post a Comment