Tuesday, December 20, 2011

Alcachofra - Conheça e aproveite as delícias dessa flor

 

    Você conhece alcachofra? Não?
    A alcachofra é uma planta que tem sua origem no sul do Mediterrâneo, na porção norte da África. Existem indícios na história de que os antigos egípcios e os gregos já tivessem conhecimento dela, até mesmo, que teriam sido os responsáveis pelo seu cultivo na Sicília.
   A Alcachofra com uso medicinal, como conhecemos, é um produto fitoterápico que facilita a digestão, alivia desconfortos abdominais e náuseas, além de diminuir o inchaço e ajudar na redução dos excessos cometidos por todos nós. Possui ação colagoga (estimula a secreção da bile pela vesícula biliar para o duodeno) e colerética (estimula a produção de bile pelo fígado), facilitando a digestão de alimentos gordurosos. Resumindo: você vai ficar levinha…

   A alcachofra foi muito apreciada pela humanidade há mais de 3000 anos, mas com a queda de Roma, mergulhou na obscuridade até o seu renascimento na Itália de meados do século XV.
   À Catarina de Médici, que foi casada com o rei Henrique II de França na tenra idade de 14, é creditado trazer a alcachofra de sua Itália natal, para França, onde seu sucesso foi imediato. Rapidamente alcançou a Inglaterra, com grande sucesso e, posteriormente, chegou às Américas via franceses e italianos.
  Hoje em dia a Califórnia é a maior produtora de alcachofra nos EUA, rivalizando em popularidade apenas com França e Itália.
As folhas da alcachofra lhe conferem a atividade terapêutica e devem ser colhidas antes da floração.

   Uma receita que considerei fantástica e deliciosa, foi essa do restaurante Donna Pinha, publicada recentemente no UOL. Uma receita fabulosa que acredito, que quem não conhece ou provou alcachofra, se provar esta receita, tornará a comê-la, certamente.


Ingredientes

2 alcachofras
250 gramas de carne moída
1 cebola grande
Salsinha
Hortelã picados
1 colher de sopa de manteiga
Uma pitada de sal
Uma pitada de pimenta síria
Uma pitada de tempero
100 gramas de snoobar (pinholes). Pode ser encontrado em casas especializadas em comida árabe, libanesa ou em hipermercados.
150 gramas de coalhada fresca ou iogurte integral natural

Modo de fazer

    Cozinhe as duas alcachofras inteiras na água com sal e azeite. Quando estiverem cozidas, cerca de 20 a 25 minutos (retirar uma das folhas para ver se está cozida. Caso saia fácil é porque está), retire todas as folhas e a parte espinhenta que forma o miolo da alcachofra, deixando apenas algumas folhas que contornam a borda do coração. Reserve. Numa frigideira, refogue a carne moída. Depois de refogada coloque sal, uma cebola grande, salsinha e hortelã bem picadinhos e deixar dourar. Coloque pimenta síria, cominho e canela. Reserve. Em seguida, doure os pinholes em uma colher de manteiga. Reserve.

Montagem do prato

   Em cada coração de alcachofra coloque de duas a três colheres de sopa de carne moída. Acrescente a coalhada fresca e, por último, o snoobar dourado.
Bom apetite!

No comments:

Post a Comment