Tuesday, June 19, 2012

Comida de Boteco - Rolet de filé com Legumes

 
  
   Aqui estamos, de volta às comidinhas de boteco. Desta vez trazendo um petisco que pode servir de entrada para o prato principal, como também pode ser o próprio prato principal. Rolet de filé com Legumes.
    Talvez a criançada à princípio, não goste muito da idéia, mas acredito que da forma que este prato é feito, eles certamente se renderão ao sabor deste petisco. Podendo ter como acompanhamento, arroz ou purê de batata, cuscuz marroquino, macarrão, salada verde ou outra combinação de seu agrado.
    Temos à disposição uma boa diversidade de carnes que podem ser utilizadas, não necessariamente precisa ser carne de primeira. Você pode usar patinho, coxão mole, coxão duro; e claro, contra-filé, alcatra e até mesmo filé mignon. O importante é que você corte a carne bem fininha e retire a gordura (para facilitar na hora de enrolar). Os legumes, escolha os de sua preferência ou da preferência das crianças, agregando aquela que não tem muita aceitação, mas que sabemos que é importante comer, do ponto de vista nutricional.
    Então, anotem os ingredientes.

Ingredientes

1 kg de carne (da sua preferência)
2 cenouras grandes
1 abobrinha pequena
1 pimentão vermelho
4 folhas de acelga
4 tomates médios (sem sementes)
2 cebolas roxas
4 colheres de molho de soja
5 colheres de milho cozido
azeite extra virgem
sal a gosto
pimenta (opcional)
1 colher de sopa de gergelim
1 colher de sopa de açúcar mascavo

Fazendo

Corte a carne em filés pequenos e bem finos, limpando bem a gordura. Tempere a carne com o molho de soja. Reserve.
Corte em tiras (a julienne) a cenoura, a abobrinha, o pimentão, a acelga, o tomate, e a cebola. Em uma frigideira, aqueça o azeite e faça um bom refogado até que fiquem bem macios e cozidos. Tempere-os com sal e pimenta a gosto. Reserve.
Aqueça uma frigideira, coloque um fio de azeite e frite os bifinhos. Frite-os aos poucos, para não criar muito caldo.
Conforme for fritando vá enrolando os legumes com as verduras e organizando-os em uma travessa retangular. Prenda os rolets com um palito para que não abram.
Ao final, em uma panela pequena, faça uma redução do molho de soja com o açúcar mascavo. Quando o molho estiver com uma consistência mais espessa, pegue os rolets com uma pinça e passe-os no molho. Coloque de volta na travessa e finalize com o gergelim sobre eles.

Bom apetite!

Esta receita serve 6 pessoas.

No comments:

Post a Comment