Tuesday, September 25, 2012

Pera cozida com creme de avelã


    Hoje fui ao mercado e comprei peras. Fiquei imagainando o que poderia fazer com elas, além de comê-las, é claro! As meninas, lá em casa, raramente comem frutas e quando comem, comem pouco.
   Pera, não é uma fruta, assim, tão procurada no mercado. É mais fácil encontrar maçãs na dieta da maioria das pessoas. E fiquei pensando.
    Por acaso, consultando uma de minhas "fontes" de pesquisa, encontrei uma receita que achei genial - Peras cozidas com creme de avelã. Tem tudo pra dar certo! Certamente, uma sobremesa de primeira linha e que vai agradar seus convidados e principalmente o pessoal de casa, pois é bem fácil de fazer.
    Antes que você me pergunte, que "fonte" foi essa, vou logo esclarecendo. O livro  Escola de Cozinha, da editora La Rousse, com curadoria de Francisca Badi e Consultoria de Piero Raione. O livro é fantástico e deve fazer parte obrigatoriamente de sua biblioteca gastronômica. Mas deixemos de conversa e vamos à receita.

Ingredientes

4 peras maduras e firmes
1 limão
sal
40 g de açúcar
2 colheres de sopa de creme de avelã
1 colher de sopa de fécula de batata
125 ml de leite
30 g de avelã picada

Fazendo

Lave as peras e arranje-as inteiras e em pé na panela de pressão. Junte 250 ml de água, um pedaço de casca de limão, uma pitada de sal e o açúcar.
Feche a panela e deixe cozinhar por 10 minutos depois que ganhar pressão. Terminando o cozimento, transfira as peras para um prato de servir.
Junte ao líquido do cozimento que ficou na panela, o creme de avelã e a fécula de batata dissolvida no leite.
Deixe ferver, mexendo sempre, e cozinhe até que o creme comece a engrossar. Despeje-o ainda quente sobre as peras e salpique-as com a avelã picada.

Bom apetite!

1 comment:

  1. Ai não aguentei, bloguei a receita adaptando para diet. Sugeri o creme de alfarroba com avelã. A receita será publicada dia 15 de novembro no http://bebelculinaria.blogspot.com.br/. Caso haja algum problema, por gentileza me comunique para que eu remova a receita. Mas ela é fantástica!!!! Nós diabéticos merecemos.

    ReplyDelete