Tuesday, July 31, 2012

Restaurantes à beira-mar



 



 





Risoto com ervas finas e nozes

Foto by www.eternosprazeres.com


O frio, este ano, está durando mais do que o previsto; pelo menos assim parece, pois boa parte da população da região sudeste e sul, tem sentido isso no dia a dia. As pessoas parecem cebolas, de tanta roupa que precisam vestir para fazer frente às baixas temperaturas deste “inverno tropical”.
Algumas regiões do sul do país aproveitam para faturar com o turismo, onde cidades como canela, Gramado, São Joaquim entre outras, recebem um bom número de turistas que aproveitam para visitar cidades que tenham possibilidade de receber geadas.
É claro, que quanto mais frio, aumenta nossa disposição de comer pratos com mais calorias. Desde os cafés coloniais tão famosos até mesmo aos assados (ou churrasco, como é conhecido na maioria do país). Os caldos e sopas também fazem sucesso; mas, tem um prato que é saboroso em qualquer época. O risoto. Ahhhhh! Vai me desculpar, é um prato que também serve como acompanhamento, mas tem receitas em que ele passa a categoria de principal e torna-se soberano à mesa. Não precisa de mais nada. Ele se basta!
Os ingredientes, naturalmente são calóricos. Afinal, para aguentar esse frio que anda fazendo, não é para qualquer um.
Combinações como sempre, são quase infinitas, existem vários livros com receitas só de risotos e muita gente tem a receita da nona ou da mamma que traz para si títulos, tais como: insuperável, único, especial, ninguém faz igual; e tantos outros adjetivos superlativos.
Apesar desta variedade de risotos, atrevo-me a apresentar uma receita que me agrada muito e realmente, não é muito comum encontrá-la em restaurantes ou mesmo no caderno de receitas da mama: Risoto com ervas finas e nozes. Um risoto simples, nutritivo e para quem gosta de sentir contraste no paladar, encontrará nesta receita, motivo suficiente a mais para adicioná-la à sua lista de delícias; só que desta vez, você poderá servir seus amigos e parentes com um prato feito por você. Anotem!

Ingredientes

2 colheres de sopa de cebola ralada
1 colher de sopa de azeite
500 g de arroz arbório ou carnaroli
100 ml de xícara de chá de vinho branco seco
400 ml de caldo de galinha ou de legumes
4 colheres de sopa de manteiga
50 g de nozes picadas grosso
2 colheres de sopa de ervas aromáticas frescas picadas (alecrim, sálvia e manjerona – ou outras de sua preferência)
Pimenta-do-reino em grão, de preferência moída na hora (opcional)
50 g de queijo parmesão ralado (recomendo um grana padano)

Foto by receitariasp.blogspot.com.br

Fazendo

Em uma panela, doure a cebola no azeite. Quando estiver dourada, junte o arroz e cozinhe até que os grãos estejam bem brancos, mexendo sempre. Acrescente o vinho e deixe ferver, mexendo de vez em quando, até que evapore. Adicione um copo de caldo e mexa sem parar para o arroz absorver o caldo. Repita a operação até terminar o caldo. Cozinhe o risoto de 15 a 20 minutos ou até que o arroz fique al dente, mexendo de vez em quando. À parte, derreta metade da manteiga e doure ligeiramente as nozes. Adicione as ervas aromáticas e refogue-as somente 1 minuto, mexendo sempre, para que desenvolvam todo o aroma. Atenção! Tome cuidado para que não torrem e amarguem a preparação. Quando o arroz estiver al dente e cremoso, apague o fogo e adicione o refogado de nozes, a manteiga restante, o queijo ralado e a pimenta-do-reino (a gosto) e misture bem. Tampe a panela e deixe descansar de 2 a 3 minutos. Sirva em seguida.

Observação: Se você quiser um risoto mais cremoso e mais suave, quando juntar as nozes, adicione meia lata de creme de leite e misture até o arroz ficar com uma consistência bem homogênea.

Tuesday, July 24, 2012

Livro da Semana


Francis Mallman, o chef mais genial da Argentina, divide nesta publicação, a essência de sua culinária de fogos. Com a paixão e a autenticidade que o definem, mostra uma após outra as receitas e as histórias de seus trinta anos de trajetória como cozinheiro, dono de restaurantes e agora chef estrelado da televisão em toda a América Latina. O livro definitivo sobre sua cozinha argentina.
Mallman recebeu vários prêmios ao longo de sua carreira, dentre eles, o Grande Prêmio da Arte e Ciência da Cozinha (entregue pela Academia Internacional de Gastronomia de Paris), foi concedido em 1996 (pela primeira vez a um chef não europeu) por um júri formado pelos melhores cozinheiros do mundo.
Sete Fogos: Churrasco ao estilo argentino é uma publicação que definitivamente marca meu aprendizado nesta arte que é fazer um bom churrasco.  Tornando-me desde então, um discípulo deste mestre argentino, que tem na técnica do uso do fogo a ciência de como aproveitar toda a alquimia da combustão para preparar pratos excelentes.
Cozinhando com Amigos, indica a todos os amigos este livro, que é considerado o melhor livro de churrasco do mundo. Boa leitura e bom apetite!

Dados bibliográficos: Francis Mallman e Peter Kaminsky; ed. V&R


Monday, July 23, 2012

Foto do dia - Chocolate


Torta de Sorvete de Baunilha com Cobertura de Mirtilo


Independente do frio tem certas sobremesas que a gente come de qualquer maneira. Basta abrir um solzinho que a gente tá lá. Firme e forte numa boa torta gelada.
Essa aqui eu já tinha publicado a foto no FB e como o pessoal pediu a receita, vamos lá. Tá na hora de fazer a Torta de Sorvete de Baunilha com Cobertura de Mirtilo.

Ingredientes

Massa

1 ½  xícara (125 g) de biscoito tipo maizena bem moído
5 colheres de sopa de açúcar
6 colheres de sopa de manteiga, derretida
1/2 colher de chá de canela em pó (opcional)

Recheio
2 litros de sorvete de baunilha
500 ml de creme de leite

Cobertura
250 g de mirtilo (2 caixinhas)

Fazendo

Faça uma massa misturando bem o biscoito moído com o açúcar, a manteiga derretida e a canela. Forre uma forma para torta de 20 ou 23 cm com a massa.

Deixe-a na geladeira por aproximadamente 1 hora.

Deixe o sorvete amolecer um pouco e misture-o bem com o creme de leite; coloque-o com cuidado sobre a massa de biscoito até completar a forma um dedo abaixo da borda. Leve a forma ao congelador e deixe o recheio endurecer o suficiente para ter uma boa consistência na hora de servir. Finalize com uma cobertura de mirtilo. Sirva imediatamente.

Wednesday, July 18, 2012

Camarões com Coco


Neste período de frio, dá vontade de só fazer pratos calóricos, bem quentinhos, não é? É muito difícil a gente pensar em uma saladinha de pepino com rúcula e rabanete e ficar satisfeito. Ainda mais com a temperatura baixa do jeito que está.
Independente de ser o prato principal ou não, tem uma receita bem interessante que pode ser feita tanto como entrada ou acompanhada de uma boa massa. Camarões com coco.
Essa receita também é encontrada em alguns botecos de cidades litorâneas aqui no Brasil. Então, mesmo que você não queira fazer, não deixe de saboreá-la. Será inesquecível.
Mas aqueles que preferirem fazer guardem a receita no seu caderno de receitas. Anotem.

Ingredientes

50 g de coco desidratado
25 g de pão ralado bem fino
1 colher de chá de mistura de especiarias*
Sal a gosto
Raspa de casca de laranja
1 clara de ovo
450 g de camarões (sem casca e sem cabeça)
Azeite extra virgem
Limão siciliano

Fazendo

Misture em um prato, o coco desidratado, o pão ralado, a mistura de especiarias, o sal e a raspa de casca de laranja.
Bata ligeiramente a clara de ovo em outro recipiente. Reserve.
Lave os camarões e seque-os em papel de cozinha. Passe-os na clara de ovo e em seguida na mistura de coco com pão ralado, para ficarem empanados.
Coloque uma quantidade generosa de azeite em uma frigideira pré-aquecida. Frite os camarões até que fiquem dourados e crocantes. Retire-os com uma escumadeira e escorra em papel de cozinha.
Sirva imediatamente com fatias de limão siciliano ou molho shoyu.


*noz moscada, canela, pimenta-do-reino e páprica doce.

Monday, July 16, 2012

Salada de purê de batata com berinjela e ceviche de salmão


Sabe aquela hora em que você abre a geladeira, olha, olha, procurando algo pra fazer, no almoço ou no jantar e percebe que só tem sobrinhas? O tempo é curto, você só tem uma hora de almoço ou um pouco mais; ou talvez queira fazer uma refeição ligeira à noite. O que fazer? Bom. A solução vai depender, é claro, do que você tem na geladeira.
Foi o que fiz. Abri a geladeira e vi que tinha algumas sobrinhas interessantes. Um pouquinho de purê de batata, uma berinjela pequena, um pedaço de queijo parmesão e um ceviche de salmão que eu tinha feito no dia anterior. Aliado a eles, alguns temperos para dar um toque final. Surgiu então, uma salada com purê de batata e berinjela gratinada, queijo parmesão e ceviche de salmão. Para temperar, orégano, pimenta-rosa e azeite extra virgem; para finalizar, folhinhas de salsa.
Montar esta pequena salada, foi o que deu o toque diferenciado. Afinal, a gente come primeiro com os olhos, não é mesmo. E a gente também merece fazer um prato especial, mesmo sendo simples e com “sobrinhas”.
Como eu fiz? Peguei um aro de aço como forma (7,5cm x 5,0cm); coloquei-o sobre um prato e dentro do aro duas colheres de sopa de purê de batata, fazendo um fundo. Cortei a berinjela em cubinhos pequenos e levei-os ao fogo, em uma frigideira com azeite, até ficarem bem macios e cozidos, temperados com uma pitada de lemon pepper e uma pitada de sal. Reservei, esperando que esfriassem. Ralei o queijo parmesão e piquei o ceviche de salmão em pedaços bem pequenos. Sobre o fundo de purê de batata, então, salpiquei orégano. Coloquei a berinjelinha picadinha e a cobri com o queijo parmesão. A camada final foi com o ceviche, que recebeu folhinhas de salsa. Retirei o aro e decorei com pimenta-rosa e um fio de azeite extra virgem com 0,3% de acidez.
Tenho certeza que irão me perguntar se pode substituir um ou outro ingrediente e até mesmo todos os ingredientes. É claro que sim, pessoal. Minha idéia ao publicar esta receita, é mostrar que podemos fazer coisas bem interessantes com pouca coisa. O toque gourmet não está na sofisticação do prato, mas na criatividade que você certamente pode dar às coisas simples.
Bom apetite, a todos!

Massa com couve-flor - fast food

Photo by Cravo da Índia


    Uma das coisas que gosto de fazer é garimpar novas receitas, seja nas livrarias, seja ouvindo dicas de amigos, seja nos passeios pelas páginas da web; enfim, buscar novidades ou reciclar o já sabido (do tão pouco que sei).
    E fico pensando quando encontro um blog "abandonado", no que pode ter acontecido que fez seu autor desmotivar-se, desistir de mostrar seu talento. Sim, porque a iniciativa de criar um blog, de se dedicar a produzir receitas, fotografá-las e publicá-las, trazer seu sentimento ao escrever suas impressões e sugestões, dicas, etc e de repente largar isso. Sei lá, deixa um sentimento como se estivéssemos colecionando uma publicação em série e puf! Acaba. Não tem mais. Nem uma despedida, pôxa vida!
    Assim me senti, quando me deparei com o blog Cravo da Índia. Pois considerei-o de boa qualidade e que certamente atende ao que se propõe: divulgar e ensinar receitas fáceis de fazer. Um blog d'além mar, de Portugal para ser mais exato. País de ligação gastronômica com o Brasil e que poderia ser um bom parceiro se o tivesse conhecido antes.
    Peço licença, em público, e que seu autor me ouça, para publicar uma de suas receitas: Massa com couve flor - fast food.
    Não. Não pensem que aqui vai uma dessas receitas dump, é uma opção excelente para o público vegetariano, na combinação carboidrato, proteína e legumes.
    Vou manter a receita do jeito que o autor escreveu, com um "sotaque" luso, mas que você pode fazer ligeiras modificações, mantendo porém, a essência deste prato "muito gira, ô pá!"
    Anotem.

Massa tricolor cozida al dente;

Couve-flor cozida ao vapor (ou para poupar tempo e tachos, na própria cozedura da massa - atenção que deve entrar depois da massa, porque demora menos tempo - ninguém quer puré de couve-flor);
Refogado ligeiro com cebola, alho, cenoura e pimento vermelho cortados miudinhos;

Mistura-se tudo num tabuleiro e acrescenta-se pimenta moída (eu uso mistura de preta, branca e rosa), salpica-se com tomilho ou manjericão ou orégãos, dependendo do que existir na altura;

Cobre-se com pedaços generosos de mozzarella fresca e já está (se houver um curado para ralar em cima só se fica a ganhar: um São Jorge, para não sairmos de cá);

Vai ao forno alto, apenas os minutos suficientes para derreter e dar cor ao(s) queijo(s).

Bom apetite!

Saturday, July 14, 2012

Pudim de Leite Condensado



   Férias. Os meninos e meninas todos em casa. A criatividade das donas de casa ou de suas secretárias, nesta hora, abrem as portas da criatividade que deve beirar o infinito, pois atender os paladares desta clientela não é bolinho não - literalmente.
    Café da manhã, lanche no meio da manhã, almoço, sobremesa, lanche da tarde, lanche da noite ou jantar. O cardápio variado nestes dias de férias é um desafio a ser vencido. Dicas de receitas, visitas às livrarias, visita ao blog do Cozinhando com Amigos e aos blogs de outros amigos, tudo vale nessa hora. O importante é que a galera seja bem atendida.
    Então, já que nem sempre novidade é sinônimo de sucesso, trazemos a receita do famoso e preferido pela maioria de nossos leitores, do pudim de leite condensado. Receita simples e rápida que você certamente irá acertar fazer - é só seguir a receita. Então vamos à ela.

Ingredientes

1 lata de leite condensado
1 lata de leite
4 a 6 ovos 
4 colheres de sopa de açúcar

Fazendo

Junte o leite condensado com o leite.
À parte bata os ovos (primeiro as claras, depois as gemas).
Misture bem o leite aos ovos.
Coloque em forma caramelada e leve ao fogo em banho-maria por 30 minutos.

Fácil né!?


Photo of the day


Friday, July 13, 2012

A Gastronomia no Cinema - Alimento da Alma


Cozinhando com Amigos traz hoje, uma receita para ser feita e degustada nestes dias tão frios no inverno tão rigoroso deste ano. É a Broa de Milho da Mama Joe; uma receita que tem origem no filme Alimento da Alma (10997), comédia americana sob a direção de George Tilmaa Jr. e estrelado por Irma P. Hall, no papel de Mama Joe. Aos olhos de seu neto Ahmad (Brandon Hammond), amor e sorrisos sempre fazem parte do cardápio, apesar da costumeira rivalidade entre sua mãe e as irmãs dela, Teri e Bird. Mas quando brigas ficam mais sérias e começam a desagregar a família, os tempos repentinamente ficam esquecidos. É quando Ahmad reúne a todos e ensina-lhes o verdadeiro significado da alma.
A broa de milho, também é bem tradicional no interior do Brasil e faz parte do cardápio “caipira”, acompanhando caldos de carne e frango ou simplesmente comendo fatias generosas, de preferência bem quentinhas, com a manteiga derretendo e aquele cafezinho de aroma sedutor. Então, como diria nossa saudosa Ofélia, lápis e papel na mão e vamos à receita.

Photo by: arquivodereceitas.com

Ingredientes

1 xícara de chá de leite integral 
½ xícara de chá de óleo de milho 
¾ xícara de chá de açúcar 
1 colher de chá de sal 
1 colher de sopa de erva-doce 
1 ½ xícara de chá de farinha de trigo 
2 xícaras de chá de fubá mimoso 
2 ovos (em temperatura ambiente)

Fazendo

Ferva o leite, o óleo, o sal, o açúcar e a erva-doce. 
Adicione o fubá e a farinha de trigo, lentamente. 
Cozinhe até soltar do fundo da panela, mexendo sempre. 
Junte os ovos um a um. 
Observe o ponto da massa, entre cada adição de ovo, pois talvez seja necessário colocar um ovo a mais ou a menos.
A massa deve ficar brilhante, lisa e mole. 
Coloque em forma untada, fazendo bolas com as mãos enfarinhadas de fubá. 
Faça um corte em cruz nas bolinhas. 
Leve ao forno pré-aquecido a 220ºC, até dourar. 
Sirva quente.

Wednesday, July 11, 2012

Filé de Pirarucu Gratinado ao Molho de Siri


Esta receita por incrível que possa parecer, não tem sua origem na Amazônia. Vem das montanhas de Minas Gerais, de Belo Horizonte para ser mais preciso. Receita de Edwiges Miquelão, amiga e chef caprichosa, que nos autorizou a publicar esta iguaria, que combina o sabor marcante do pirarucu com a delicadeza da carne de siri, além de do toque contrastante do leite de coco. 
Assim é esta receita, "sabor Brasil", e certamente, Cozinhando com Amigos não poderia deixar de publicar um prato tão saboroso. Afinal, aqui é a casa dos amigos também e na nossa cozinha sempre haverá espaço para apresentar as delícias produzidas pelos amigos do mundo inteiro. 
Então, anotem a receita de Edwiges e bom apetite!


Ingredientes

2 kg de filé de pirarucu
1 kg de carne de siri
2 cebolas grandes picadas
6 tomates cortados sem pele e sem sementes (aproxim. 1 kg)
1 maço de coentro bem picadinho
2 dentes de alho bem picadinhos
1 maço de cebolinha
1 maço de salsinha
1 pimentão vermelho
1 pimentão verde
1 pimentão amarelo*
1 litro de leite de coco para fazer um molho branco
200 ml de creme de leite
queijo parmesão ralado grosso a gosto
pedacinhos de manteiga
azeite extra virgem
farinha de trigo para o molho

*Os pimentões devem ser bem picadinhos, sem sementes e sem pele.

Fazendo

Limpe os filés e tempere-os duas horas antes de usá-los. Limpe a carne de siri, retirando todas as casquinhas. Refogue com azeite, cebolas, alho, tomates e pimentões, nessa ordem e em panelas diferentes. Por último coloque o coentro, a salsinha e a cebolinha. Coloque um pouco de azeite de dendê. Em uma panela coloque a carne de siri e em outra o peixe. Mexa o peixe, revirando devagar, de baixo para cima. Faça o mesmo com a carne de siri. Coloque o leite de coco em cada panela. Faça um molho branco, com o leite de coco e a farinha de trigo.

Montagem do prato

Em uma travessa refratária, faça camadas com a carne de siri e os filés de pirarucu. Faça tantas camadas, quantas couberem. Por cima, coloque o molho branco. Salpique pedacinhos de manteiga e queijo parmesão ralado. Leve ao forno para gratinar, até dourar. Sirva imediatamente!

Phrase of the day - Dr. House

 

"Ganhe o respeito dos demais tendo a ousadia de ser você mesmo."

Dr. House
série de TV norte-americana,
cujo personagem que dá 
nome ao seriado,é interpretado 
pelo ator Hugh Laurie.

Tuesday, July 10, 2012

10 de julho - Dia da Pizza

 
   
    10 de julho - Dia da Pizza. Desde 1985 comemora-se na cidade de São Paulo, o dia da pizza, e porque não pegarmos uma carona nesta comemoração e estender esta comemoração para as demais regiões do país. Que seja então! Comemoremos também, em 10 de julho, o dia nacional da pizza. Este prato apreciado em todos os lugares do planeta.




Phrase of the day

 

"A alegria é o fogo que mantém aquecido o nosso objetivo, 
e acesa a nossa inteligência ."

Helen Keller
escritora americana
1880/1968

Sunday, July 8, 2012

Pargo ao Molho Jerk


Esta semana que passou, estive estudando um pouco da comida caribenha; e vi a similaridade que ela possui com algumas receitas brasileiras, especificamente com a comida baiana. A utilização da pimenta na maioria dos pratos é o que chama a atenção, e para quem não está acostumado, recomendo nem experimentar, pois o “calor” das receitas faz qualquer um chegar as lágrimas.
Interessante é que tenho visto muitos chefs e cozinheiros usando a pimenta-do-reino em quase tudo que fazem; seja peixe, frutos do mar, frango, carne e até saladas, a pimenta-do-reino está lá, fazendo parte dos ingredientes.
Decididamente, em um país tropical como o Brasil, a “exclusividade” do uso da pimenta em pó, me causa surpresa, pois podemos utilizar uma variedade de pimentas, saborosas, ardidas, de aromas que enriquecem o tempero de uma receita, enfim, tudo a ver com o que as receitas do Caribe utilizam.
Existe um molho, originário da Jamaica, pouco conhecido por aqui, o molho Jerk; e é sobre a utilização dele que escrevo hoje aqui, e que por incrível que pareça, a receita não tem pimenta-do-reino. Mas já me disseram que alguns colocam. Desnecessário, digo eu; porque as que fazem parte da composição deste molho, já estão na medida certa para que não mascarem o prato principal.
Escolhi o pargo, por eu gostar de preparar peixe (como alguns de vocês já puderam comprovar), mas você também pode escolher um outro tipo de carne (recomendo um bom assado de filé mignon suíno). A receita de hoje é Pargo ao Molho Jerk. Anotem.

Ingredientes

O molho
8 dentes de alho
6 cebolas pequenas picadas
½ xícara de chá de açúcar mascavo
4 pimentas-dedo-de-moça (sem sementes)
1 colher de sopa de  páprica picante
1 colher de sopa de tomilho desfolhado
1 colher de café de canela em pó
½ colher de café de noz-moscada
2 colheres de sopa de molho de soja
Sala a gosto

O peixe
4 pargos inteiros de 400 g aproximadamente

Fazendo

O molho
Misture os ingredientes em um bowl e acerte o sal. Bata a mistura em um liquidificador e guarde-a na geladeira (ele dura até 2 semanas).

O peixe
Coloque os peixes em uma travessa refratária e pincele-os com o molho jerk, deixando marinar na geladeira por cerca de 2 horas. Passado esse tempo, cubra a travessa com papel-alumínio e asse em fogo pré-aquecido, a uma temperatura de 180ºC, por cerca de 15 minutos. Sirva em seguida.

Friday, July 6, 2012

Sardinhas com Figo e Vinagre Balsâmico


  Muito se fala da dieta mediterrânea, dos benefícios à saúde aos sabores excepcionais de suas receitas. Azeites, azeitonas, carnes, peixes, frutos do mar, queijos, pães e outros ingredientes, fazem deste cardápio regional.
   Especificamente hoje, trago uma receita daquela região; da Grécia, palco de histórias milenares, berço da civilização ocidental; uma receita que de certa maneira, reabilita um peixe que muitas pessoas por preconceito, não o consideram um peixe nobre – a sardinha.
 Um peixe de baixo custo, porém de qualidade nutricional excelente. Encontrada em grandes cardumes na costa da Sardenha, no Mediterrâneo, tem aí a origem de seu nome. No Brasil, a espécie mais encontrada é a Sardinella brasiliensis.
  Como disse, a sardinha possui uma riqueza nutricional, justamente por conter ácido graxo ômega-3, encontrados em peixes como o salmão, por exemplo; e em suas como o eicosapentaenoico – EPA e o docosahexaenóico – DHA. Só isso, já justifica sua “reabilitação” nos cardápios dos profissionais da gastronomia, colocando-a no mesmo nível dos peixes mais nobres.
   Por isso, fui buscar uma receita que pudéssemos fazer e que tivesse um toque diferenciado, fugindo da comida de boteco (que diga-se de passagem, eu gosto muitíssimo) dando-lhe um status gourmet.
   Com vocês – Sardinhas com figo e vinagre balsâmico. Uma receita do Chef Vangelis Driskas.

Ingredientes

As sardinhas

500 g de sardinhas frescas (sem vísceras, sem cabeças e sem espinhas)
1 colher de sopa de sal grosso
½ xícara de chá de azeite
Suco de 2 limões (preferencialmente o siciliano)

O purê de figos

½ taça de vinho tinto seco
1 pedaço de canela em pau
5 grãos de pimenta–do-reino
5 dentes de alho
100 g de figos secos cortados em fatias finas
3 colheres de sopa de vinagre balsâmico
Sal a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
Folhas de dill

Fazendo

Corte as sardinhas em filés. Lave-os em água corrente, escorra-os e disponha-os em uma travessa. Em seguida salpique-os com o sal grosso e leve-os à geladeira de 8 a 12 horas. Depois lave os filés para retirar o excesso de sal e regue-os com a metade do azeite e o suco de limão. Reserve.
Em uma panela, aqueça o vinho, acrescente a canela, os grãos de pimenta e o alho. Em outra panela, coloque os figos e afervente-os em fogo baixo por 30 minutos. Deixe esfriar e bata-os no liquificador com o restante do azeite, o vinagre balsâmico, o sal, a pimenta, até obter um purê. Recheie os filés de sardinha com o purê de figos e enrole-os. Decore com o dill e sirva.

Bom apetite!.....ou Καλή όρεξη!