Wednesday, April 3, 2013

Nutricionista indica as melhores panelas para manter os nutrientes

 

por Simone Intrator


Escolher o material que será usado na cozinha para o preparo dos alimentos vai além da beleza dos lançamentos que pipocam no mercado. O principal ingrediente para a seleção de panelas e frigideiras deve ser a qualidade dos materiais e o quanto fazem bem ou mal à saúde.
A nutricionista Ana Beatriz Rique, da clínica de Ivo Pitanguy, recomenda uma novidade ainda não tão fácil de ser achada aqui no Brasil: as fôrmas de silicone para assar peixes, frangos e carnes. Mas também sugere as panelas de vidro, que não liberam substâncias químicas durante os preparos dos alimentos, as frigideiras de titânio, mais resistentes ao dia a dia, porém difíceis de serem encontradas, e algumas de politetrafluoretileno (também conhecido como T-Fal ou Teflon), que demoram mais a descascar.
- O silicone é um material maravilhoso para a cozinha. As espátulas de silicone evitam descascar as panelas. E as formas para cozimento não derretem, não liberam substâncias tóxicas e evitam o uso de gordura - explica a nutricionista.

Alumínio: pesquisas apontam grandes quantidades do metal em alimentos cozidos em panelas de alumínio. Estudo da USP recomenda evitar o uso da esponja de aço para lavá-las e acrescentar o sal só após o cozimento como formas de se diminuir essa contaminação, que está associada ao mal de Alzheimer.

Barro: são boas para a saúde, mas exigem muito cuidado na limpeza. Elas devem ser guardadas secas e sem a tampa.



Silicone: as formas para cozimento não derretem, não liberam substâncias tóxicas e evitam o uso de gordura no preparo dos alimentos.


Titânio: são altamente resistentes no uso diário e não liberam substâncias tóxicas. Antiaderentes, elas dispensam o uso de gordura.

Pedra sabão: essas panelas têm longa durabilidade e não alteram o sabor dos alimentos, além de serem fáceis de lavar.
 

Politetrafluoretileno: também conhecido como T-Fal ou Teflon, este material é indicado, mas se a panela começar a descascar e a soltar a crostinha preta, o melhor é substituí-la. Use sempre espátulas de silicone e fogo baixo com essas panelas.

Vidro: essas panelas não liberam substâncias químicas na hora do cozimento. Além disso, conservam melhor os nutrientes dos alimentos.



Aço inox: esses utensílios contribuem na ingestão de ferro e cromo, nutrientes essenciais. Mas também são fontes de níquel, tóxico ao homem. Mesmo sendo a migração de níquel em baixa quantidade, há pesquisas que não recomendam o material para pessoas sensíveis ao metal.



Para a saúde não desandar



- As espátulas de silicone são úteis no preparo dos alimentos, porque evitam descascar as panelas, como as de teflon, e não soltam resíduos quando aquecidas.

- A nutricionista Jane Corona alerta que as colheres de plástico são perigosas quando aquecidas, pois o plástico liberado no cozimento faz mal à saúde e pode aumentar o risco de câncer, especificamente o de mama.

- A colher de pau ainda é a melhor opção na hora de cozinhar, mas deve ser bem higienizada. A madeira úmida é um ótimo ambiente para a proliferação de bactérias e pode causar intoxicação alimentar. Lave bem a colher e deixe secar completamente antes de guardá-la.



- Não utilize garfos para cozinhar em panelas de teflon. Eles arranham o material e ajudam a descascar o fundo, tirando a proteção que impede que o alumínio entre em contato com os alimentos.

- Cuidado com os utensílios de ferro em geral, eles diminuem o tempo de uso das panelas e frigideiras.

No comments:

Post a Comment