Thursday, March 6, 2014

Conchiglione com Ricota e Nozes


Que a Itália produz uma variedade de tipos de massas, disso ninguém duvida. Mas apesar dessa diversidade, o brasileiro conhece cerca de cinco ou seis variedades, entre espaguete, penne, “gravatinha”, talharim e macarrão para sopa.
Buscar outras opções podem gerar pratos deliciosos que surpreenderão seus convidados; e é esta a ideia que apresentamos a vocês com esta receita: Conchiglione recheado com ricota e nozes.
Conchiglione é uma massa em forma de concha, em tamanho suficiente que dê para colocarmos recheios de nossa preferência tais como, ricota, molho Pesto, queijo parmesão, presunto cru, molho de camarão, bacalhau e tantos outros recheios, quanto nossa imaginação nos inspirar.
Este tipo de massa, talvez seja mais fácil de encontrar em mercados que tenham produtos alimentícios importados. Em geral, todas as marcas importadas são boas, portanto, escolha uma que tenha um preço mais em conta.
Na receita de hoje, minha sugestão é fazer o conchiglione com recheio de ricota com nozes (se preferir, não use as nozes). Mas veja bem, este prato não é para ficar economizando. Compre ingredientes de boa qualidade; não compre aqueles sachês de queijo ralado com cheiro de chulé. Compre um bom pedaço de queijo parmesão e de preferência, rale na hora. Faça o mesmo com os demais ingredientes. Lembre-se que seus convidados merecem o melhor!
Então anote os ingredientes e corra ao supermercado. O fim de semana está chegando!

Ingredientes

500 g de massa conchiglione
500 g de ricota fresca (com consistência mais macia)
5 colheres de creme de leite
200 g de nozes sem pele e bem picadas
200 g de queijo parmesão ralado (de boa qualidade)
4 talos de cebolinha bem picados
1 pitada de noz moscada
1 pitada de pimenta-do-reino (opcional)
300 ml de molho de tomate caseiro
Folhas de manjericão
Azeite extra virgem
Sal a gosto


Fazendo

Em um recipiente, amasse a ricota e misture o creme de leite, a cebolinha, a noz moscada, a pimenta-do-reino e as nozes. Reserve.
Cozinhe a massa em água e sal, de acordo com a orientação do fabricante (cerca de 8 minutos). Cuidado para que a massa não cozinhe demais e se desmanche. Ela tem que ficar cozida, porém, firme.
Após o cozimento da massa, escorra a água e coloque o recheio em cada uma das “conchas”, dispondo-as em uma travessa refratária, untada em azeite.
Cubra os conchigliones com o queijo parmesão e o molho de tomate e leve ao forno em temperatura de 180ºC por 10 minutos.
Finalize com folhinhas de manjericão e sirva em seguida.

Bom apetite

No comments:

Post a Comment