Sunday, March 9, 2014

Pesto alla Genovese - Uma Delícia da Ligúria


Dentre os molhos italianos, para mim o molho Pesto é especial. Pois consegue combinar alguns ingredientes que dão uma sabor excepcional à massa. Na receita original faz-se a união de manjericão fresco, amêndoa pignoli, alho, queijo parmesão e pecorino romano e azeite, com um resultado aromático impressionante.
Originário da região da Ligúria, na Itália, às margens do Mediterrâneo, este molho faz parte da culinária genovesa, cuja utilização de especiarias tem influências do Oriente, um legado que vem desde a Idade Média.


Com o nome original de pesto alla genovese, o molho pesto atravessou fronteiras e agora faz parte da culinária internacional.
Em algumas aldeias daquela região, podemos encontrar outras combinações de ingredientes, tais como, batatas amassadas, feijão fresco e outras especiarias locais, adicionados aos ingredientes básicos.
Aqui no Brasil, podemos adaptar alguns ingredientes, substituindo o pignoli por nozes e mesmo o pecorino nem sempre encontrado, pode até mesmo ficar de fora. Mas convenhamos, se você for fazer um pesto alla genovese, pelo mesmo uma vez, faça igual a receita original. Combinado?

Ingredientes

2 colheres de sopa de pignoli (ou nozes sem pele)
4 dentes de alho
4 colheres de sopa de manjericão fresco
½ colher de sal
1 colher de sopa de parmesão
1 colher de sopa de queijo pecorino romano
7 a 8 colheres de azeite extra virgem

Fazendo

Torre os pignoli a seco, até ficarem dourados. Quando esfriarem, pique-os grosseiramente.
Lave as folhas do manjericão e depois de secas, corte-as em tirinhas. Em um pilão, moa as nozes, o alho, o manjericão e o sal, formando uma pasta; adicione o azeite, e os queijos; misture bem até formar uma pasta consistente e cremosa. Adicione mais azeite, caso queira uma consistência mais líquida.
Sirva sobre macarrões ou acompanhando torradinhas ou pães em fatias.
        Bom apetite!

No comments:

Post a Comment