Sunday, April 13, 2014

Goji Berry - a frutinha da vez


Todo ano aparece uma novidade nutricional, com promessas de trazer mais saúde à população e principalmente dar aos seus consumidores um corpo pra lá de sarado.
A tarefa de perder 20kg em 60 dias será tarefa fácil, se você seguir a prescrição de médicos e nutricionistas atentos às “modernidades” do dia a dia de tantos carentes e vaidosos.
Ingestão de misturas, cruas e cozidas; líquidas, desidratadas, em pó ou em cápsulas, são prescritas para aqueles e aquelas que querem perder peso em pouco tempo e com pouco esforço. Mudar as peças do guarda-roupa de tamanho 46 para 38 é tentador; e para isso, qualquer “esforço” imediatista é válido.
Chia, quinoa, óleo de coco, chá verde, chá branco entre outros, surgiram trazendo esperança aos “gordinhos” e “gordinhas”, de conseguirem ficar “enxutos” em pouco tempo. A sensação da vez, agora, é uma frutinha originária das montanhas do Tibete, chamada goji (goji berry, em inglês).

 

Mas que frutinha é essa e onde é que eu compro? Alguns já devem estar pensando ansiosos. Vamos conhecer então, o que esta frutinha traz de benefício; lembrando que as pesquisas a seu respeito ainda não são conclusivas em relação a sua eficácia.
A goji berry, como já disse, é cultivada na região sul da Ásia, podendo ser encontrada na China, Tibete e Índia. Também chamadas de Lycium barbarum ou Wolfberries: de cor vermelho brilhante, assemelham-se a uva-passa quando secas. Têm um sabor ligeiramente doce e azedo que muitas vezes é percebido como um mix de paladar entre uva-passa, cereja e framboesa.
Alguns pesquisadores, afirmam que ela é rica em variedade de aminoácidos, vitaminas, minerais, ácidos graxos insaturados, antioxidantes e polissacarídeos; e agrada à primeira vista por ser pouco calórica. Uma colher de sopa da fruta possui cerca de 50 calorias. Contudo, segundo eles, seus benefícios vão muito além da balança.


A alta concentração de vitamina C é um dos atrativos da fruta chinesa, como comprovado no trabalho publicado no American Journal of Clinical Nutrition. Cada 100 gramas da fruta contêm 2 gramas de vitamina C. Já 100 gramas, ou uma xícara de chá, da versão seca contém 2500 miligramas da vitamina, quantidade 50 vezes maior que a de uma laranja. Além disso, ela também possui grande quantidade das vitaminas B1, B2 e B6.
A quantidade de vitamina C já justifica o consumo diário de goji berry e, segundo a nutróloga membro da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia) Marcella Garcez, sua ingestão por meio do alimento é muito mais eficiente para o organismo do que se fosse realizada em forma de suplementos. "Frutas com pigmentos vermelhos, como a goji berry, são ricas em carotenóides. Essas substâncias previnem doenças do envelhecimento e protegem a pele e os olhos", explica também a nutróloga Marcella Garcez.


Uma vez que o goji garante mais aminoácidos ao organismo, isso se torna fundamental para a produção das proteínas que serão usadas para enrijecer os músculos e reduzir a flacidez, explica o nutricionista clínico e funcional Fábio Bicalho.
Bicalho ainda revela mais um benefício que vai fazer as brasileiras caírem de amores pela fruta chinesa. A ingestão regular de goji berry combate a formação de celulite. “Ela é considerada um anti-inflamatório natural. Como a celulite é uma inflamação, a substituição de alimentos inflamatórios, como os que contêm gordura saturada e muita farinha branca pela goji, é ótimo.”


     Porém, Clayton Neves Camargos – especialista em autogestão em saúde, com expertise em nutrição, fitness e envelhecimento bem-sucedido – afirma que ainda é precoce acreditar que as goji podem contribuir à redução ponderal. A maior parte das pesquisas científicas relacionadas ao tema chama as alegações de suas propriedades curativas de "deslumbrantes" e os efeitos da dramática perda de peso de "totalmente ilegítimos" e "enganosos".


De acordo com o Ministério da Saúde, o único método seguro, confiável e saudável em longo prazo para diminuição do excesso de peso é a combinação de atividade física regular e dieta equilibrada de baixa caloria. A Associação Brasileira de Nutrição recomenda porções diárias de grãos integrais, laticínios com baixo teor de gordura, frutas, proteínas magras e legumes. De toda sorte, as goji berries podem certamente fazer parte de uma dieta que estimule a redução gradual de peso, mas não são mais importantes do que qualquer outro alimento benéfico presente em um plano alimentar equilibrado.
Pronto! Já que você agora conhece um pouco sobre essa frutinha, procure um bom especialista em nutrição e boa sorte!

2 comments:

  1. Adoro as gojis, recomendo o uso, consegui perder uns quilos e outros benefícios como melhor desempenho físico! recomendo as bagas do emporium sim sim, doce e graúda!

    ReplyDelete
    Replies
    1. É isso aí Tony! Aliando seu consumo com atividades físicas e uma dieta balanceada, o sucesso é garantido.

      Delete