Tuesday, April 7, 2015

Quiche de damasco com queijo brie


Se você já está enjoada de preparar aquele mesmo lanchinho da tarde, tipo: café, leite, pão, manteiga, queijo, presunto, etc....Que tal preparar uma receita diferente?
A sugestão de hoje é preparar uma boa quiche de damasco com queijo brie.
A quiche chegou ao costume do brasileiro, de forma definitiva. Passou a ser uma opção comum em bistrôs e lanchonetes, sendo também, uma boa opção de refeição ligeira ou mesmo como acompanhamento. Um prato rápido de fazer, apesar da quantidade de ingredientes, mas que vale a pena o trabalho no preparo.
         A massa tem uma receita básica, podendo variar bem pouco entre as receitas encontradas na bibliografia gastronômica. Escolhi a mais simples e prática que encontrei, tendo por base uma que foi assinada pela chef Amanda Carioni, fazendo pequenas adaptações ao meu gosto.
O recheio, porém, variará o grau de dificuldade de acordo com os ingredientes que você escolher. Mas fiquem tranquilas, pois este de damasco com queijo brie é bem facilzinho. Vamos lá?

Ingredientes

Para a massa
2 xícaras de farinha de trigo peneirada
100g de manteiga sem sal
2 colheres de sopa de água gelada

Para o recheio
300g de queijo brie
70g de damasco seco cortado em quadradinhos
20g de queijo parmesão ralado
350g creme de damasco (receita abaixo)
3 ovos
1 caixa de creme de leite
sal a gosto
1 pote de queijo cottage
1 colher de sobremesa de fermento
Reserve queijo ralado a mais do que os 20g pra salpicar por cima


 Fazendo

A massa
Para a massa, utilize os três primeiros ingredientes e misture bem até formar uma bola de massa homogênea. Embrulhe a massa em filme plástico e leve para a geladeira por 10 minutos.
Retire da geladeira, polvilhe farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa com um rolo.
Unte uma forma, redonda de 20 cm, de preferência própria para quiche (com fundo removível), com manteiga e farinha e cubra o fundo e as laterais com a massa.
Com um garfo faça pequenos furos por toda a massa e leve ao forno por 10 minutos a 200 Cº.
Retire a massa do forno e deixe-a esfriar.

Creme de damasco
Pegue os 350 g de damasco e coloque-os em uma panela, e acrescente 200 ml de água (um copo); deixe ferver até boa parte da água evaporar e os damascos estiverem amolecidos. Junte os damascos com o que sobrou da água no liquidificador e bata bem até você ter um creme.

Recheio
Separe as gemas das claras e bata as claras em neve. Reserve. Enquanto isso junte as gemas, o creme de leite, o damasco cortado, queijo cottage, sal, queijo parmesão, fermento e misture bem.
Quando essa mistura estiver pronta junte as claras em neve, misture e reserve.

Montagem
Pegue o queijo brie, corte-o em fatias finas e coloque-as ao longo de toda a massa. Em cima dessa camada, espalhe bem o creme de damasco.
Pegue o recheio que estava reservado e coloque por cima do creme, e então para finalizar, salpique um pouco de queijo ralado por cima da quiche antes dessa ir para o forno.
Asse-a por 1 hora a 220 Cº. ou até que o palito espetado saia limpo.

Bom apetite!

1 comment: